Início do 3º período legislativo contou com votaçao da prestação de contas do ex-gestor municipal e aprovação de 16 requerimentos

Os parlamentares que compõem a Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte-PE, reuniram-se na manhã da última quinta-feira (06), para vivenciar o início do 3º período Legislativo.

Após o presidente, José Eraldo, declarar aberta a sessão, o 1º secretário, José Mendes, iniciou a leitura da matéria que referenciou inicialmente o parecer Nº 003/2017 da Comissão Mista de Justiça, Legislação, Ética, Finanças e Orçamento no que compreende a Prestação de Contas do Exercício Financeiro de 2009, da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte. Prosseguindo foi apresentado o Projeto de Resolução Nº 06/2017, que também dispõe sobre a referida prestação de conta.

A seguir, aconteceu a apresentação do Projeto de Lei Legislativo Nº017/2017, de autoria do Vereador José Ademir, que denomina a Rua Beira Rio de Maria José Martins Marreiro, bem como a leitura de 16 (dezesseis) indicações de requerimentos.

Dentre os requerimentos apresentados, o vereador Oscar Miguel, solicitou que seja feito o saneamento da Rua Severino Vieira com ligação com a faixa de decantação, no distrito de Pão de Açúcar. O parlamentar também alertou para a necessidade da recuperação dos calçamentos estourados nas ruas do distrito mencionado. Outra solicitação do Excelentíssimo senhor vereador se dedicou a indicar que as comemorações juninas “Vila do Forró”, sejam sempre nas ruas Etelvina Vieira e João José localizadas também em Pão de Açúcar.

Enquanto o presidente da Câmara Municipal, José Eraldo e o vice-presidente, Jurandi Tavares, pediram que seja feito o complemento das obras do saneamento da Vila do Jerimum. Juntos os parlamentares também requereram a construção de uma praça com brinquedos infantis para a Comunidade do Mulungu.

O vereador Hélio Júnior, por sua vez, apresentou a necessidade da construção de uma praça de alimentação no centro de Pão de Açúcar, para acomodar com mais qualidade e conforto as barracas da Avenida José Joventino. Outro pedido do parlamentar, foi no sentido de que seja feita a sinalização do trecho da BR-104 até Serra dos Bois, sinalizando as entradas das comunidades: Bandeira, Pedra Preta, Jerimum e Serra dos Bois, na Zona Rural da cidade.

Já o vereador Geovane Pequeno Cézar pediu que seja feito a construção de um matadouro público, atendendo as exigências sanitárias e de grande porte, para atender as necessidades do município.

Enquanto o parlamentar José Ademir, pediu que seja realizado o calçamento da Rua Beira Rio, conhecida popularmente como Rua das Casinhas, localizadas no Bairro Beira Rio.

Os vereadores oposicionistas Cláudio Paiva, Hélio Júnior, José Mendes e Jorge Custódio apresentaram 05 (cinco) pedidos de informação. Sendo eles: Esclarecimentos sobre o Posto de Saúde e a obra da quadra da comunidade do Algodão, informações sobre as obras das quadras de Mateus Vieira e do distrito de Pão de Açúcar, bem como sobre a obra que esta sendo executada na rua das Verbenas, no bairro Zamba, na sede do município.

No decorrer da votação, durante a apreciação da Prestação de Contas do ano de 2009, da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, o presidente da Câmara José Eraldo, que neste caso tem regimentalmente direito ao voto, se expressou favorável ao Parecer do Tribunal de Contas do Estado, assim como os vereadores Jurandi Tavares, Jorge Custódio, Hélio Júnior, Claudio Paiva, José Mendes e João Eugênio, dessa forma votando pela reprovação das contas, enquanto os parlamentares Geovane Pequeno, Oscar Miguel e José Mendes se posicionaram a favor da aprovação.

A respeito dos requerimentos, todos foram aprovados por unanimidade.

Encerrando, foi marcada a próxima reunião que seguindo o regimento interno da Casa, acontecerá no dia 13 de julho, às 09h..

Postada em 07 de Julho 2017